Coordenador do NEPE, PIBID de Geografia -FBJ, CoordenadorMestre e Doutor (Phd) em Geografia - UFPE

Minha foto

Doutor em Geografia (stricto sensu) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2012); Mestre em Gestão e Politicas Ambientais (stricto sensu) - UFPE (2009); Especialista em Ensino Superior de Geografia (lato Sensu) - Universidade de Pernambuco - UPE (1998); Licenciatura Plena em Geografia - Centro de Ensino Superior de Arcoverde - CESA (1985);   Coordenador do PIBID - Geografia Professor; Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC, na Graduação e Pós-Graduação (Latu Sensu).

sexta-feira, 14 de março de 2014

PIBID - GEOGRAFIA - FABEJA





COMO VAI FUNCIONAR O PIBID EM GEOGRAFIA ?



O QUE É PIBID?



Foto: O Prof.Dr,Natalicio de Melo faz o lançamento do PIBID na Escola Frei Cassiano de Comachio, ao centro ver-se a Dirtora Ivonete e a Direita o Prof. de Geografia Nilson Rodrigues.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)


O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, História, Biologia, Matemática, Geografia, etc  para o ensino médio.

Os coordenadores de áreas do conhecimento recebem bolsas mensais . Os alunos dos cursos de licenciatura têm direito a bolsa de R$ 450 e os supervisores, que são os professores das disciplinas nas escolas onde os estudantes universitários vão estagiar também serão beneficiados com  bolsa de R$ 750,00 por mês.

Podem apresentar propostas de projetos de iniciação à docência instituições federais e estaduais de ensino superior, além de institutos federais de educação, ciência e tecnologia com cursos de licenciatura que apresentem avaliação satisfatória no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os estabelecimentos devem ter firmado convênio ou acordo de cooperação com as redes de educação básica pública dos municípios e dos estados, prevendo a participação dos bolsistas do Pibid em atividades nas escolas públicas. 



GEOGRAFIA DA FABEJA NO PIBID  

Identificação

Modalidade Presencial
Bolsas de iniciação a docência 40
Bolsas de supervisão 4
Bolsas de coordenação de área 2
Níveis de atuação Ensino médio
Modalidades de ensino Educação regular
Município Belo Jardim/PE

Coordenador(es) de Área

Nome / Currículo Lattes
LINDHIANE COSTA DE FARIAS http://lattes.cnpq.br/1841375471575613
NATALICIO DE MELO RODRIGUES http://lattes.cnpq.br/5352118910405466


DETALHAMENTO DAS FASES DO PROGRAMA

1 Título da Ação :
Visita às escolas campo do projeto

Detalhamento:

Nesta fase será feita a seleção dos alunos do curso de Licenciatura em Geografia e dos professores supervisores da escola básica. Será realizada então uma avaliação das condições e necessidades da escola para uma melhor adequação das propostas do projeto; como espaço físico para laboratório, aulas teóricas e de campo. O conhecimento prévio da escola campo de aplicação do subprojeto vai facilitar os estudos e o desenvolvimento das demais ações propostas.

2 Título da Ação:
 Apresentação do projeto nas escolas

Detalhamento:

Nesse momento ocorrerá a divulgação das ações junto à comunidade escolar de cada escola selecionada, apresentando especialmente as estratégias a serem adotadas para a viabilização do projeto nas escolas. Momento que vai acontecer a exposição da proposta do subprojeto como também, uma apresentação das ações que a escola já vem desenvolvendo. Isso se justifica para uma melhor articulação entre discentes da IES, professores coordenadores de áreas e professores supervisores.


3 Título da Ação:
 Seleção dos bolsistas na instituição

Detalhamento:

Será divulgado o edital para os discentes da IES nos referidos cursos de licenciaturas com subprojetos aprovados seguindo as regulamentações apresentadas no edital do Pibid, em seguida será feita e seleção e classificação. Essa ação parte da necessidade de encontrar nesse grupo, discentes que tenham pretensão e disponibilidade para participar ativamente da proposta do Pibid.


4 Título da Ação:
Capacitação com os alunos bolsistas
Detalhamento:

Os alunos bolsistas serão convidados para a apresentação da proposta do subprojeto. Serão divididos os grupos de estudos, apresentação de seminários, debates, organização do material didático para aulas práticas e roteiros das aulas de campo. Esse processo contribui para o fortalecimento da formação do licenciando através do desenvolvimento de uma prática pedagógica que considere o ensino de Geografia a partir de uma visão sistêmica e contextualizada.


5 Título da Ação :
Realização do trabalho docente

Detalhamento:
Os alunos bolsistas observam as aulas do supervisor e inicia a execução das práticas pedagógicas que incluirá abordagens teóricas, exposição de temas, e conceitos chaves. Com a orientação do professor supervisor será feita a Seleção de conteúdos, construção de apresentação, vídeos, pesquisa, levantamento cartográfico, o que possibilita refletir sobre a prática docente e os métodos aplicados em sala de aula, a partir das reflexões teóricas- Metodológicas e execução de atividades.

6 Título da Ação :
Execução das ações pedagógicas nas escolas pelos alunos bolsistas

Detalhamento :
Conhecimento da estrutura e do funcionamento das escolas? Encontro na escola básica entre o (a) Coordenador (a) de área, o professor supervisor e os discentes bolsistas para melhor conhecimento da realidade da escola e suas propostas pedagógicas, através do Projeto Político Pedagógico da escola e da proposta do Subprojeto do Pibid. Esse intercâmbio vai propiciar uma melhor discussão e aperfeiçoamento do Projeto.

7 Título da Ação:
 Organização do espaço físico para implantação do laboratório de Geografia

Detalhamento:

Preparação do material didático (instalação de programas de geoprocessamento, Confecção de mapas e maquetes); Catalogação dos minerais e rochas; Preparação do espaço para as aulas de cartografia com os alunos bolsistas. Essas ações irão melhorar o desempenho dos alunos, por meio da realização de atividades que produzam aprimoramento de conceitos e aplicação da ludicidade em sala de aula oportunizando situações didático-pedagógicas inovadoras no ensino médio.

8 Título da Ação:
 Vivências das datas comemorativas

Detalhamento:

Realização de palestras, visitas de campo, apresentação de filmes e documentários, realização de minicursos e/ou oficinas para comunidade escolar e familiar, entre outros, nas escolas envolvidas. Momento fundamental para articular ensino-pesquisa-extensão como processo formativo sobre a prática docente e os métodos aplicados em sala de aula.

9 Título da Ação:
 Realização de Seminário
Detalhamento:

Serão realizados seminários com debates na FABEJA para divulgação dos resultados das atividades do projeto, envolvendo a comunidade Acadêmica e da Escola Básica. Essa fase contribui na valorização dos espaços de reflexões e troca de experiências entre os alunos e os professores do projeto, a partir de situações reais do contexto escolar. Podendo discutir, junto à comunidade acadêmica, propostas que venham contribuir na formação do licenciado e dos alunos da escola básica.


10 Título da Ação:
Preparação das aulas de campo e o seu acompanhamento
Detalhamento:

Os alunos bolsistas, o (a) professor (a) supervisor (a) e o (a) Coordenador (a) de área vão organizar roteiro e reconhecer previamente a área da aula de campo. Serão feitas as alterações nos trajetos quando necessárias, trabalhando assim, as situações apresentadas nas aulas na sala. Com isso os alunos serão capazes de adequar o planejamento às situações teóricas e práticas que ocorrerão no campo.


11 Título da Ação:
Conclusão, Publicação e Divulgação.

Detalhamento:
Produção Cientifica - Os diversos resultados alcançados serão divulgados em Eventos Científicos da FABEJA, envolvendo a Semana Acadêmica de Geografia e Encontro de Educação e/ou em revistas científicas da área de Ciências Humanas e da Educação, como também a publicação em Blog criado e alimentado pelos alunos bolsistas. Essas medidas possibilitarão a socialização dos conhecimentos produzidos e a troca de experiências nas várias áreas dos subprojetos.

CAMPOS DE AÇÃO DA CORDENAÇÃO DE DR. NATALICIO MELO

1.ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MEDIO AGAMENON MAGALHAES 
CAMPO DE  SÃO CAETANO: Prof. Socorro Pontes
.

Equipe 
Período
Escola
1
Edleuza Brandão

3º período
EREM DE SÃO CAETANO
2
Luiz Carlos da Silva

7º período
EREM DE SÃO CAETANO
3
Diego Soares Barros

3º PERÍODO
EREM DE SÃO CAETANO
4
Flávio Macêdo de Melo

7º período
EREM DE SÃO CAETANO
5
Josenilton Silva de Lima

7º período
EREM DE SÃO CAETANO
6
Monica Alves de Macedo

5º período
EREM DE SÃO CAETANO
7
Lucas Felipe Silva Almeida

3º PERÍODO
EREM DE SÃO CAETANO
8
Dayane Maria da Silva

3º PERÍODO
EREM DE SÃO CAETANO
9
Thiago Rodrigues
7º período
EREM DE SÃO CAETANO
10
João Severino da Silva

5º período
EREM DE SÃO CAETANO

2. ESCOLA FREI CASSIANO DE COMACCHIO
CAMPO DE BELO JARDIM : Prof. Nilson Rodrigues 


Equipe 
Período
Escola
1
Guilherme Henrique

3º período
Frei Cassiano
2
Flávio Ferreira Feitosa

5º período
Frei Cassiano
3
Maria Franciele Andrade

5º período
Frei Cassiano
4
José Albino dos Santos

5º período
Frei Cassiano
5
Karla Renee Texeira

7º período
Frei Cassiano
6
Almir Silva Calado

5º período
Frei Cassiano
7
Joabe da Silva Almeida

7º período
Frei Cassiano
8
Rafaela Cordeiro de Matos

7º período
Frei Cassiano
9
José Roberto de Aguiar

5º período
Frei Cassiano
10
Douglas Vidal Silva

3º período
Frei Cassiano

REFERENCIAS

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=102&Itemid=858