COMO VAI FUNCIONAR O PIBID EM GEOGRAFIA ?
O QUE É PIBID?
Foto: O Prof.Dr,Natalicio de Melo faz o lançamento do PIBID na Escola Frei Cassiano de Comachio, ao centro ver-se a Dirtora Ivonete e a Direita o Prof. de Geografia Nilson Rodrigues.
O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, História, Biologia, Matemática, Geografia, etc para o ensino médio.
Os coordenadores de áreas do conhecimento recebem bolsas mensais . Os alunos dos cursos de licenciatura têm direito a bolsa de R$ 450 e os supervisores, que são os professores das disciplinas nas escolas onde os estudantes universitários vão estagiar também serão beneficiados com bolsa de R$ 750,00 por mês.
Podem apresentar propostas de projetos de iniciação à docência instituições federais e estaduais de ensino superior, além de institutos federais de educação, ciência e tecnologia com cursos de licenciatura que apresentem avaliação satisfatória no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os estabelecimentos devem ter firmado convênio ou acordo de cooperação com as redes de educação básica pública dos municípios e dos estados, prevendo a participação dos bolsistas do Pibid em atividades nas escolas públicas.
GEOGRAFIA DA FABEJA NO PIBID
Identificação
Modalidade
Presencial
Bolsas
de iniciação a docência 40
Bolsas
de supervisão 4
Bolsas
de coordenação de área 2
Níveis
de atuação Ensino
médio
Modalidades
de ensino Educação
regular
Município
Belo
Jardim/PE
Coordenador(es)
de Área
Nome /
Currículo Lattes
LINDHIANE COSTA DE FARIAS http://lattes.cnpq.br/1841375471575613
NATALICIO DE MELO RODRIGUES http://lattes.cnpq.br/5352118910405466
DETALHAMENTO DAS FASES DO PROGRAMA
1 Título da Ação
:
Visita
às escolas campo do projeto
Detalhamento:
Nesta fase será
feita a seleção dos alunos do curso de Licenciatura em Geografia e dos
professores supervisores da escola básica. Será realizada então uma avaliação
das condições e necessidades da escola para uma melhor adequação das propostas
do projeto; como espaço físico para laboratório, aulas teóricas e de campo. O
conhecimento prévio da escola campo de aplicação do subprojeto vai facilitar os
estudos e o desenvolvimento das demais ações propostas.
2 Título da Ação:
Apresentação
do projeto nas escolas
Detalhamento:
Nesse momento
ocorrerá a divulgação das ações junto à comunidade escolar de cada escola
selecionada, apresentando especialmente as estratégias a serem adotadas para a
viabilização do projeto nas escolas. Momento que vai acontecer a exposição da
proposta do subprojeto como também, uma apresentação das ações que a escola já
vem desenvolvendo. Isso se justifica para uma melhor articulação entre
discentes da IES, professores coordenadores de áreas e professores
supervisores.
3 Título da Ação:
Seleção
dos bolsistas na instituição
Detalhamento:
Será divulgado o
edital para os discentes da IES nos referidos cursos de licenciaturas com
subprojetos aprovados seguindo as regulamentações apresentadas no edital do
Pibid, em seguida será feita e seleção e classificação. Essa ação parte da
necessidade de encontrar nesse grupo, discentes que tenham pretensão e
disponibilidade para participar ativamente da proposta do
Pibid.
4 Título da Ação:
Capacitação
com os alunos bolsistas
Detalhamento:
Os alunos
bolsistas serão convidados para a apresentação da proposta do subprojeto. Serão
divididos os grupos de estudos, apresentação de seminários, debates,
organização do material didático para aulas práticas e roteiros das aulas de
campo. Esse processo contribui para o fortalecimento da formação do licenciando
através do desenvolvimento de uma prática pedagógica que considere o ensino de
Geografia a partir de uma visão sistêmica e contextualizada.
5 Título da Ação
:
Realização
do trabalho docente
Detalhamento:
Os alunos
bolsistas observam as aulas do supervisor e inicia a execução das práticas
pedagógicas que incluirá abordagens teóricas, exposição de temas, e conceitos
chaves. Com a orientação do professor supervisor será feita a Seleção de
conteúdos, construção de apresentação, vídeos, pesquisa, levantamento
cartográfico, o que possibilita refletir sobre a prática docente e os métodos
aplicados em sala de aula, a partir das reflexões teóricas- Metodológicas e
execução de atividades.
6 Título da Ação
:
Execução
das ações pedagógicas nas escolas pelos alunos bolsistas
Detalhamento :
Conhecimento da estrutura e do
funcionamento das escolas? Encontro na escola básica entre o (a) Coordenador (a)
de área, o professor supervisor e os discentes bolsistas para melhor
conhecimento da realidade da escola e suas propostas pedagógicas, através do
Projeto Político Pedagógico da escola e da proposta do Subprojeto do Pibid.
Esse intercâmbio vai propiciar uma melhor discussão e aperfeiçoamento do
Projeto.
7 Título da Ação:
Organização
do espaço físico para implantação do laboratório de Geografia
Detalhamento:
Preparação do
material didático (instalação de programas de geoprocessamento, Confecção de
mapas e maquetes); Catalogação dos minerais e rochas; Preparação do espaço para
as aulas de cartografia com os alunos bolsistas. Essas ações irão melhorar o
desempenho dos alunos, por meio da realização de atividades que produzam
aprimoramento de conceitos e aplicação da ludicidade em sala de aula oportunizando
situações didático-pedagógicas inovadoras no ensino médio.
8 Título da Ação:
Vivências
das datas comemorativas
Detalhamento:
Realização de
palestras, visitas de campo, apresentação de filmes e documentários, realização
de minicursos e/ou oficinas para comunidade escolar e familiar, entre outros,
nas escolas envolvidas. Momento fundamental para articular
ensino-pesquisa-extensão como processo formativo sobre a prática docente e os
métodos aplicados em sala de aula.
9 Título da Ação:
Realização
de Seminário
Detalhamento:
Serão realizados
seminários com debates na FABEJA para divulgação dos resultados das atividades
do projeto, envolvendo a comunidade Acadêmica e da Escola Básica. Essa fase
contribui na valorização dos espaços de reflexões e troca de experiências entre
os alunos e os professores do projeto, a partir de situações reais do contexto
escolar. Podendo discutir, junto à comunidade acadêmica, propostas que venham
contribuir na formação do licenciado e dos alunos da escola básica.
10 Título da Ação:
Preparação
das aulas de campo e o seu acompanhamento
Detalhamento:
Os alunos
bolsistas, o (a) professor (a) supervisor (a) e o (a) Coordenador (a) de área
vão organizar roteiro e reconhecer previamente a área da aula de campo. Serão
feitas as alterações nos trajetos quando necessárias, trabalhando assim, as
situações apresentadas nas aulas na sala. Com isso os alunos serão capazes de
adequar o planejamento às situações teóricas e práticas que ocorrerão no campo.
11 Título da
Ação:
Conclusão,
Publicação e Divulgação.
Detalhamento:
Produção
Cientifica - Os diversos resultados alcançados serão divulgados em Eventos
Científicos da FABEJA, envolvendo a Semana Acadêmica de Geografia e Encontro de
Educação e/ou em revistas científicas da área de Ciências Humanas e da
Educação, como também a publicação em Blog criado e alimentado pelos alunos
bolsistas. Essas medidas possibilitarão a socialização dos conhecimentos
produzidos e a troca de experiências nas várias áreas dos subprojetos.
CAMPOS
DE AÇÃO DA CORDENAÇÃO DE DR. NATALICIO MELO
1.ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MEDIO
AGAMENON MAGALHAES
CAMPO DE SÃO CAETANO: Prof. Socorro Pontes
CAMPO DE SÃO CAETANO: Prof. Socorro Pontes
.
Equipe
|
Período
|
Escola
|
|
1
|
Edleuza
Brandão
|
3º
período
|
EREM
DE SÃO CAETANO
|
2
|
Luiz Carlos da Silva
|
7º
período
|
EREM
DE SÃO CAETANO
|
3
|
Diego Soares Barros
|
3º
PERÍODO
|
EREM
DE SÃO CAETANO
|
4
|
Flávio Macêdo de Melo
|
7º
período
|
EREM
DE SÃO CAETANO
|
5
|
Josenilton Silva de Lima
|
7º
período
|
EREM
DE SÃO CAETANO
|
6
|
Monica Alves de Macedo
|
5º
período
|
EREM
DE SÃO CAETANO
|
7
|
Lucas Felipe Silva Almeida
|
3º
PERÍODO
|
EREM
DE SÃO CAETANO
|
8
|
Dayane Maria da Silva
|
3º
PERÍODO
|
EREM
DE SÃO CAETANO
|
9
|
Thiago
Rodrigues
|
7º
período
|
EREM
DE SÃO CAETANO
|
10
|
João Severino da Silva
|
5º
período
|
EREM
DE SÃO CAETANO
|
2. ESCOLA FREI CASSIANO DE COMACCHIO
CAMPO DE BELO JARDIM : Prof. Nilson Rodrigues
CAMPO DE BELO JARDIM : Prof. Nilson Rodrigues
Equipe
|
Período
|
Escola
|
|
1
|
Guilherme Henrique
|
3º
período
|
Frei
Cassiano
|
2
|
Flávio Ferreira Feitosa
|
5º
período
|
Frei
Cassiano
|
3
|
Maria Franciele Andrade
|
5º
período
|
Frei
Cassiano
|
4
|
José Albino dos Santos
|
5º
período
|
Frei
Cassiano
|
5
|
Karla Renee Texeira
|
7º
período
|
Frei
Cassiano
|
6
|
Almir Silva Calado
|
5º
período
|
Frei
Cassiano
|
7
|
Joabe da Silva Almeida
|
7º
período
|
Frei
Cassiano
|
8
|
Rafaela Cordeiro de Matos
|
7º
período
|
Frei
Cassiano
|
9
|
José Roberto de Aguiar
|
5º
período
|
Frei
Cassiano
|
10
|
Douglas Vidal Silva
|
3º
período
|
Frei
Cassiano
|
REFERENCIAS
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=102&Itemid=858
Nenhum comentário:
Postar um comentário