Coordenador do NEPE, PIBID de Geografia -FBJ, CoordenadorMestre e Doutor (Phd) em Geografia - UFPE

Minha foto

Doutor em Geografia (stricto sensu) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2012); Mestre em Gestão e Politicas Ambientais (stricto sensu) - UFPE (2009); Especialista em Ensino Superior de Geografia (lato Sensu) - Universidade de Pernambuco - UPE (1998); Licenciatura Plena em Geografia - Centro de Ensino Superior de Arcoverde - CESA (1985);   Coordenador do PIBID - Geografia Professor; Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC, na Graduação e Pós-Graduação (Latu Sensu).

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O que é a geografia ?



Segundo Milton Santos (1926-2001) a Geografia ciência do espaço, tem como objeto de estudo o ESPAÇO GEOGRÁFICO, entendendo Espaço Geográfico como o conjunto dos objetos naturais ( rios, oceanos, fauna, flora, climas, biomas, etc) e o conjunto de objetos contruidos pelo homem (Pontes, casas, industrias, estradas, etc.,) de um lado, e do outro as relações que definem a sociedade ( a sociedade capitalista, etc.,).  O resultado do espaço geográfico se manifesta nas contradições da paisagem.


Assista a definição de geografia por esses geógrafos da USP.

Segundo a Royak Geographical Societ  a Geografia é o estudo das paisagens, povos , lugares e ambientes da Terra. Trata-se, pura e simplesmente, sobre o mundo em que vivemos.

Geografia é única para colmatar as ciências sociais ( geografia humana ) com as ciências naturais ( geografia física). A geografia humana diz respeito à compreensão da dinâmica de culturas, sociedades e economias, e geografia física diz respeito à compreensão da dinâmica de paisagens físicas e ao meio ambiente .

Geografia coloca esta compreensão dos processos sociais e físicas no contexto de lugares e regiões - reconhecendo as grandes diferenças de culturas, sistemas políticos, economias, ambientes e paisagens em todo o mundo, e as ligações entre eles. Compreender as causas das diferenças e desigualdades entre lugares e grupos sociais são citados tanto dos desenvolvimentos mais recentes em Geografia Humana .

Geografia fornece um quadro ideal para relacionar outros campos do conhecimento. Não é surpreendente que aqueles treinados como geógrafos , muitas vezes contribuem substancialmente para a gestão dos recursos aplicados e ambientes.

A geografia é, no sentido mais amplo, uma educação para a vida. Aprender através da geografia - seja adquirida através da aprendizagem formal ou experimentalmente através de viagens, trabalho de campo e expedições - ajuda a todos nós para ser mais social e ambientalmente sensível, informados e cidadãos responsáveis ​​e funcionários éticos, comprometidos com a preservação da qualidade de vida e com o meio ambiente.

Geografia nos informa sobre

.    Os locais e as comunidades em que vivemos e trabalhamos;

·        Nossos ambientes naturais e as pressões que enfrentam;

·        A interconectividade do mundo e as nossas comunidades dentro dele;

·        Como e por que o mundo está mudando , global e localmente;

·        Como a nossa individual e social ações contribuem para essas alterações;

·        As opções que existem na gestão de nosso mundo para o futuro;

·        A importância da localização nos negócios e na tomada de decisões;

Fonte: original em inglês no site http://www.rgs.org/geographytoday/what+is+geography.htm

Tradução e adaptação: Dr.Natalício de Melo