Coordenador do NEPE, PIBID de Geografia -FBJ, CoordenadorMestre e Doutor (Phd) em Geografia - UFPE

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Doutor em Geografia (stricto sensu) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2012); Mestre em Gestão e Politicas Ambientais (stricto sensu) - UFPE (2009); Especialista em Ensino Superior de Geografia (lato Sensu) - Universidade de Pernambuco - UPE (1998); Licenciatura Plena em Geografia - Centro de Ensino Superior de Arcoverde - CESA (1985);   Coordenador do PIBID - Geografia Professor; Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC, na Graduação e Pós-Graduação (Latu Sensu).

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Crise Ambiental mundial vai se agravar.



Crise Ambiental mundial vai se agravar 


Essa entrevista foi realizada na cidade de Brasilia por ocasião da realização no Brasil da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 foi assim conhecida porque marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Essa entrevista do Professor Mestre e Ph.D. pela Universidade de Brasília, Genebaldo Freire Dias é referência quando o assunto é meio ambiente. O professor é autor de 18 livros que abrangem a temática ambiental , explica que ainda há muito a ser feito em termos de conscientização ambiental.
Para ele, o principal desafio com relação à educação ambiental é a forma como essa educação é pensada e realizada no Brasil. “Nosso maior desafio é rever a educação: essa coisa caquética, imutável, chata, previsível, repetitiva, inoperante, descabida, desatualizada, e principalmente desconectada com as realidades sociais, políticas, econômicas, ecológicas e éticas”, enfatiza.  Explica ainda que esse quadro será revertido com a criação, aperfeiçoamento e ampliação de oportunidades de formação na área ambiental.
Pela Editora Gaia, publicou as seguintes obrasentre as quais destacam-se : 40 Contribuições Pessoais para a Sustentabilidade, Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental, Dinâmicas e Instrumentação para Educação AmbientalEcopercepçãoEducação Ambiental – Princípios e Práticas, Educação e Gestão AmbientalIniciação à Temática Ambiental – Antropoceno e Pegada Ecológica e Sustentabilidade Humana.
Assista essa entrevista.